I Conferência Internacional sobre Comunidades de Energia
O sistema energético atravessa atualmente um profundo e dinâmico processo de transformação que pode resultar num sistema não apenas 100% renovável, mas também numa rede mais inteligente e um modelo energético mais social, aberto e horizontal. No entanto, este processo é complexo e pode ser considerado sob diversos pontos de vista.
Neste caldeirão de transformações, surgem as Comunidades de Energia Renovável, um modelo de gestão e organização que visa permitir, não apenas o uso coletivo de sistemas de produção, mas colocar a sua gestão nas mãos das comunidades e da ciudadania.
Espera-se então que, em breve, seja possível que cooperativas de energia ou municípios possam gerir microredes urbanas, que conjuntos de habitações ou edifícios possam instalar e partilhar sistemas renovável para auto-consumo coletivo ou que prosumers de energia renováveis possam comunicar entre si de forma a producir, partilhar, almazenar, vender, e comprar diretamente o seu excesso de produção.
Esta conferência conta com a participação da Comissão Europeia e da ERSE, no contexto regulatório. Contará ainda com um painel sobre os desafios tecnológicos, e outros com exemplos já de sucesso em Portugal e pelo mundo.
Mais informações em http://www.comunidadesenergia.pt/